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O Bote Leão é uma embarcação tradicional do Tejo, propriedade da Câmara Municipal de Alcochete, ancorada na história e nas tradições locais, que reflete a íntima e estreita relação e paixão de Alcochete e dos alcochetanos com o rio. O Bote Leão realiza anualmente, entre abril e novembro, passeios turísticos regulares com destino à Ponte Vasco da Gama e aos limites da Reserva Natural do Estuário do Tejo, podendo fazer outras tipologias de passeios com durações e destinos diversificados.






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O Bote Leão é uma embarcação tradicional do Tejo, propriedade da Câmara Municipal de Alcochete, ancorada na história e nas tradições locais, que reflete a íntima e estreita relação e paixão de Alcochete e dos alcochetanos com o rio. O Bote Leão realiza anualmente, entre abril e novembro, passeios turísticos regulares com destino à Ponte Vasco da Gama e aos limites da Reserva Natural do Estuário do Tejo, podendo fazer outras tipologias de passeios com durações e destinos diversificados.






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Bote Leão


O Bote Leão foi construído no estaleiro naval de Jaime Costa (em Sarilhos Pequenos), à imagem e semelhança da original embarcação homónima que, entre o final do século XX e a década de 60 do século XX, assegurou o transporte fluvial para a capital e que, pela forma graciosidade e veloz como navegava o Tejo, ficou conhecida como “Rei dos Nordestes”.
Desde a sua viagem inaugural, a 19 de junho de 2016, o Bote Leão, já realizou centenas de viagens e transportou milhares de pessoas que aproveitam a oportunidade para um contacto mais íntimo com o Tejo, beneficiando de um enquadramento e de uma experiência memoráveis. A embarcação, para além dos passeios com aquisição de bilhete, pode também ser objeto de aluguer para passeios de grupo ou para eventos de natureza pessoal ou corporativa.
A gestão da utilização do Bote Leão é assegurada pelo Posto de Turismo de Alcochete, sito, atualmente (e enquanto decorrem as obras de beneficiação da Igreja da Misericórdia), no edifício da Escola Conde de Ferreira, no Largo Barão de Samora Correia (jardim do Rossio).
Posto de Turismo de Alcochete
21 234 86 55 | posto.turismo@cm-alcochete.pt
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)



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A GÉNESE DO CONCELHO


CONCELHO DE RIBATEJO


Os primeiros documentos conhecidos, com referência ao concelho de Ribatejo, datam do séc. XIII. A invulgar administração bicéfala deste concelho centrava-se nas freguesias de Sabonha (atual São Francisco) e Alhos Vedros e o seu território balizava-se entre a ribeira das Enguias, a oriente, e a ribeira de Coina, a ocidente.


O crescente desenvolvimento de algumas das povoações ribeirinhas que constituíam este velho concelho, ocorrido ao longo dos séculos XIV-XV, levou à desagregação do território e algumas povoações suplantaram o poder das antigas sedes administrativas. Foi o que se verificou com Alcochete e Aldeia Galega face a Sabonha, conquistando de forma lenta e natural o estatuto de vilas, no século XV.



VILA DE ALCOCHETE - SÉC. XV


Numa carta do infante D. João, que se encontra transcrita na sessão de 29 de junho de 1421 do Livro da Vereação de Alcochete e Aldeia Galega é pela primeira vez reconhecida a importância que Alcochete vinha adquirindo.


Para além da sua natural ascensão Alcochete era frequentada por pessoas influentes nos desígnios do reino. O rei D. João I aqui permaneceu por vários dias, pouco antes da sua morte em 1433, por ter sido “(…) pelos Físicos aconselhado, e pelos infantes seus filhos acordado que algum mais alongamento de sua vida estivesse, e se curasse no lugar de Alcochete em Ribatejo, que sobre outros ouveram por lugar fresco, e de singular disposição para sua saúde, onde estando já alguns poucos dias (…)” (1)


Foi em Alcochete, na primeira metade do séc. XV, que o infante D. João mandou construir a residência que, duas décadas mais tarde (1450), o infante D. Fernando, transformou em paço e onde nasceu D. Manuel I.


(1) Rui de Pina - Crónica de D. Duarte, cap. I
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ALCOCHETE E O TEJO


A CONSTRUÇÃO NAVAL E O TRANSPORTE FLUVIAL


Até meados do séc. XX o rio Tejo foi responsável pelo desenvolvimento económico de Alcochete: a facilidade de obtenção de meios de subsistência tornou-o num polo de atração para a fixação de população; a sua navegabilidade permitiu o desenvolvimento de uma intensa atividade fluvial, não só no abastecimento de mercadorias à capital, mas também no transporte de pessoas e no carrego e descarrego de navios fundeados no Tejo.


A quantidade e variedade de embarcações que navegavam no Tejo impulsionaram o surgimento de estaleiros navais que, nas praias, construíam e reparavam as embarcações que davam cor, vida e beleza ao rio. Alcochete, com praia para espalmadouro e conservação de madeira, abundância de seixos para lastro das embarcações e extensas áreas de pinhal no interior do concelho, reunia as condições adequadas para o desenvolvimento da construção naval.


Em meados do séc. XX existiam ainda alguns estaleiros navais (Manuel Martins, Manuel Martins Júnior e António da Costa Cruz) em funcionamento. Encontravam-se instalados perto da Praia dos Moinhos, junto ao rio. Destes estaleiros não restam vestígios materiais pois os trabalhos de construção e reparação faziam-se no próprio areal, a céu aberto.
Os barcos aí construídos, ou reparados, eram geralmente as pequenas embarcações de tráfego local ou de pesca – fragatas, varinos, botes, entre outras. O trabalho fazia-se essencialmente no verão. No inverno o trabalho era mais escasso, aumentando apenas com a chegada dos bacalhoeiros que por vezes implicava algumas reparações nas embarcações que lhes levavam o sal ou lhes faziam o transporte do bacalhau para as secas.


Alcochete tinha ainda, em meados do século passado, cerca de meia centena de marítimos a assegurar o tráfego local, sendo possível observar, de um lado e do outro da ponte-cais, as embarcações que compunham um dos cenários mais característicos desta terra. As cerca de 15 embarcações então existentes, faziam fretes variados e para diferentes destinos: em fevereiro havia períodos de intenso trabalho transportando sal para os bacalhoeiros, em dezembro transportavam o bacalhau das secas, durante o ano havia fretes regulares de cortiça ou produtos agrícolas.
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ALCOCHETE E O TEJO


SALINAS DE ALCOCHETE


A origem da salicultura em Alcochete não é precisa no tempo. Embora se pense que a atividade salineira terá começado com a ocupação romana, a documentação existente apenas comprova a sua existência na Idade Média.
Em meados do séc. XVIII, a quantidade de salinas em laboração e o desenvolvimento da indústria do sal justificou, por parte de Jácome Ratton, proprietário e comerciante francês, a introdução de melhorias no setor.


No final do séc. XIX Alcochete tornou-se o mais importante centro salineiro do país, lugar que manteve durante alguns anos do século seguinte. Com cerca de uma centena de salinas a laborar no concelho, não faltava trabalho e a produção de sal, considerado de primeira qualidade, era excedentária - o sal era o ouro branco de Alcochete. No entanto, a riqueza que gerava não se repercutia nos salários e condições de trabalho dos salineiros que, sentindo-se explorados, desencadearam uma vaga de greves que ficaram na memória local pelas perseguições e detenções que originaram.


A partir de meados do séc. XX, o sal perdeu a sua importância económica em Alcochete, assim como nos restantes centros salineiros do país. A evolução das técnicas de frio vieram substituir os tradicionais processos de conservação, os progressos tecnológicos permitiram a sua substituição na indústria e muitos dos países consumidores do nosso sal tornaram-se autossuficientes. O abandono das salinas e da atividade salineira foi uma constante, sendo a mão-de-obra absorvida pela indústria fabril que, na década de 60, se implantou no concelho.


A salicultura, sendo uma atividade sazonal, garantia o sustento apenas durante metade do ano, obrigando o salineiro a procurar outras fontes de rendimento nos restantes meses. O trabalho era duro e exigia uma enorme resistência física, impondo uma rotina que começava de madrugada e se prolongava por muitas horas, sob um sol escaldante. No entanto, estas vivências ainda são lembradas com afeto e o salineiro continua a ser uma das figuras mais emblemáticas do concelho.
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VESTÍGIOS DO PASSADO


A OLARIA ROMANA DE PORTO DOS CACOS


Porto dos Cacos situa-se junto à margem direita de um afluente da ribeira das Enguias, a jusante da barragem da Venda Velha, num local também conhecido por Canto das Adegas.


Porto dos Cacos é um dos mais importantes sítios arqueológicos da época romana descobertos nos últimos anos no nosso país, aí subsistindo os vestígios de um complexo industrial de fabrico de vasilhas de cerâmica, principalmente ânforas, tendo-se já identificado três fornos, diversas estruturas de apoio e uma necrópole. Neste local, os romanos encontraram as condições ideais para a instalação e desenvolvimento de uma indústria de produção de ânforas: argila em quantidade suficiente para garantir uma indústria em larga escala; lenha em abundância para alimentar os fornos; boas condições de aportagem e uma ribeira navegável que garantia o escoamento da produção.


As ânforas aqui produzidas eram transportadas para centros de produção de peixe (Cacilhas, Baixa Pombalina e Belém) onde eram cheias com salgas, pastas ou molhos à base de peixe e seguidamente, por via marítima, comercializadas por todo o Império Romano. Chegadas ao destino e depois de cumprida a sua função, as ânforas eram partidas e reutilizadas como material de construção, só assim se justifica a constante necessidade de alimentar a rede comercial com a produção constante destes recipientes. Porto dos Cacos laborou durante mais de 400 anos, sendo possível encontrar vestígios de ânforas aí produzidas em vários pontos do vasto Império.


A hipótese de existência de uma área habitacional confirmou-se pelo achado de uma necrópole, espaço por norma não muito afastado. Das 37 sepulturas detetadas, apenas algumas foram escavadas, exumando-se espólio diverso que aponta o principal período de utilização para o século III.


O achado mais espetacular é, contudo, o de um conjunto de 46 ânforas fabricadas nos séculos I ou II, rigorosamente dispostas lado a lado, definindo um alinhamento enigmático.
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Ferramentas de calafate: macete, vassouras e estopa - Séc. XX
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Jarro - Séc. XIV - XV
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Pormenor da pintura da antepara da popa.
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Pormenor da pintura do Capelo da Proa.
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Pormenor da pintura do Barrote do Entreleito.



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Aparelho velico



O velame do Bote Leão é constituído por uma vela grande de carangueja de formato quadrangular e uma vela de estai (vela triangular situada à proa da embarcação).
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Cana de Leme


Peça que encaixa na cachola do leme para movimentar o leme, permitindo o governo da embarcação. Na imagem, podemos ver a cana de leme do Leão original (que navegou nas águas do rio Tejo até ao ano de 1967), em exposição no Núcleo Sede do Museu Municipal de Alcochete.
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Boneca ou mesa das malaguetas


A boneca ou mesa das malaguetas é a peça principal para o manuseio das velas, aqui içam-se (abrir) ou ferram-se (fechar) as velas da embarcação.
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Cabeços


Peças em madeira maciça, que lhes confere uma grande resistência. Servem para fazer a amarração da embarcação ou manobras de acostagem com recurso a cabos.
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Cabeços


Peças em madeira maciça, que lhes confere uma grande resistência. Servem para fazer a amarração da embarcação ou manobras de acostagem com recurso a cabos.
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Cunho


O cunho, serve para “amurar” o cabo de escota da vela de estai, bem como, para a realização de manobras de acostagem ou amarração da embarcação. Existe um cunho em cada um dos bordos da embarcação, respetivamente, a bombordo e a estibordo.
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Escoteira


Peça que perfila a popa da embarcação, que serve para “amurar” o cabo de escota da vela grande em ambos os bordos da embarcação, consoante a mareação.
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Guincho


Aparelho de força acionado manualmente com 1 ou 2 elementos da tripulação, que serve para recolher o ferro de fundear (âncora) ou efetuar manobras que requeiram muita força.
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Bote Leão


O Bote Leão foi construído no estaleiro naval de Jaime Costa (em Sarilhos Pequenos), à imagem e semelhança da original embarcação homónima que, entre o final do século XX e a década de 60 do século XX, assegurou o transporte fluvial para a capital e que, pela forma graciosidade e veloz como navegava o Tejo, ficou conhecida como “Rei dos Nordestes”.
Desde a sua viagem inaugural, a 19 de junho de 2016, o Bote Leão, já realizou centenas de viagens e transportou milhares de pessoas que aproveitam a oportunidade para um contacto mais íntimo com o Tejo, beneficiando de um enquadramento e de uma experiência memoráveis. A embarcação, para além dos passeios com aquisição de bilhete, pode também ser objeto de aluguer para passeios de grupo ou para eventos de natureza pessoal ou corporativa.
A gestão da utilização do Bote Leão é assegurada pelo Posto de Turismo de Alcochete, sito, atualmente (e enquanto decorrem as obras de beneficiação da Igreja da Misericórdia), no edifício da Escola Conde de Ferreira, no Largo Barão de Samora Correia (jardim do Rossio).
Posto de Turismo de Alcochete
21 234 86 55 | posto.turismo@cm-alcochete.pt
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)



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NÚCLEO SEDE
__________________________________


INFORMAÇÕES


HORÁRIO
abril a setembro


3ªF - 14h30 às 18h00
4ª a 6ªF - 10h30 às 12h30 e 14h30 às 18h00
Sáb. - 14h30 às 18h30
Dom. - 10h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30


outubro a março


3ªF - 14h00 às 17h00
4ª a 6ªF - 10h00 às 12h30 e 14h00 às 17h00
Sáb. - 14h00 às 17h30
Dom. - 10h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30


Encerra às 2ªF e dias feriados



INGRESSO
Bilhete normal


1 núcleo – € 2,29
2 núcleos - € 3,44


Desconto de 50%


Professores e alunos de qualquer grau de ensino e públicos integrados em visitas realizadas pelo do posto de turismo municipal.


Entrada gratuita


Aos domingos de manhã e no dia 18 de maio.
Crianças e jovens até aos 15 anos; reformados a partir dos 65 anos; públicos integrados em visitas ou atividades do museu; mecenas do museu; investigadores, jornalistas e profissionais de turismo (devidamente identificados); autarcas do Concelho; membros da direção das entidades com parceria estabelecida com o museu.



CONTACTOS
Rua Dr. Ciprião de Figueiredo - 2890-071 Alcochete
GPS. 38.753496, -8.960533
Tel. 212 348 653
museu.municipal@cm-alcochete.pt
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Pormenor da pintura da cachola do leme.



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CÍRIO DOS MARÍTIMOS DE ALCOCHETE - Bandeira - Séc. XX
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CÍRIO DOS MARÍTIMOS DE ALCOCHETE - Medalha de juiz - Séc. XX
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CÍRIO DOS MARÍTIMOS DE ALCOCHETE - Medalha de participante - Séc. XX
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Info 2
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Info 3
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Info
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Modelo de embarcação de tipo varino - Séc. XX
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Pormenor da pintura da cachola do leme
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Pães de sal e forma para pães de sal - Séc. XX
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Pães de sal e forma para pães de sal - Séc. XX
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Pormenor da pintura do Barrote do Entreleito.
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Bote Leão


O Bote Leão foi construído no estaleiro naval de Jaime Costa (em Sarilhos Pequenos), à imagem e semelhança da original embarcação homónima que, entre o final do século XX e a década de 60 do século XX, assegurou o transporte fluvial para a capital e que, pela forma graciosidade e veloz como navegava o Tejo, ficou conhecida como “Rei dos Nordestes”.
Desde a sua viagem inaugural, a 19 de junho de 2016, o Bote Leão, já realizou centenas de viagens e transportou milhares de pessoas que aproveitam a oportunidade para um contacto mais íntimo com o Tejo, beneficiando de um enquadramento e de uma experiência memoráveis. A embarcação, para além dos passeios com aquisição de bilhete, pode também ser objeto de aluguer para passeios de grupo ou para eventos de natureza pessoal ou corporativa.
A gestão da utilização do Bote Leão é assegurada pelo Posto de Turismo de Alcochete, sito, atualmente (e enquanto decorrem as obras de beneficiação da Igreja da Misericórdia), no edifício da Escola Conde de Ferreira, no Largo Barão de Samora Correia (jardim do Rossio).
Posto de Turismo de Alcochete
21 234 86 55 | posto.turismo@cm-alcochete.pt
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)



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A GÉNESE DO CONCELHO


CONCELHO DE RIBATEJO


Os primeiros documentos conhecidos, com referência ao concelho de Ribatejo, datam do séc. XIII. A invulgar administração bicéfala deste concelho centrava-se nas freguesias de Sabonha (atual São Francisco) e Alhos Vedros e o seu território balizava-se entre a ribeira das Enguias, a oriente, e a ribeira de Coina, a ocidente.


O crescente desenvolvimento de algumas das povoações ribeirinhas que constituíam este velho concelho, ocorrido ao longo dos séculos XIV-XV, levou à desagregação do território e algumas povoações suplantaram o poder das antigas sedes administrativas. Foi o que se verificou com Alcochete e Aldeia Galega face a Sabonha, conquistando de forma lenta e natural o estatuto de vilas, no século XV.



VILA DE ALCOCHETE - SÉC. XV


Numa carta do infante D. João, que se encontra transcrita na sessão de 29 de junho de 1421 do Livro da Vereação de Alcochete e Aldeia Galega é pela primeira vez reconhecida a importância que Alcochete vinha adquirindo.


Para além da sua natural ascensão Alcochete era frequentada por pessoas influentes nos desígnios do reino. O rei D. João I aqui permaneceu por vários dias, pouco antes da sua morte em 1433, por ter sido “(…) pelos Físicos aconselhado, e pelos infantes seus filhos acordado que algum mais alongamento de sua vida estivesse, e se curasse no lugar de Alcochete em Ribatejo, que sobre outros ouveram por lugar fresco, e de singular disposição para sua saúde, onde estando já alguns poucos dias (…)” (1)


Foi em Alcochete, na primeira metade do séc. XV, que o infante D. João mandou construir a residência que, duas décadas mais tarde (1450), o infante D. Fernando, transformou em paço e onde nasceu D. Manuel I.


(1) Rui de Pina - Crónica de D. Duarte, cap. I
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ALCOCHETE E O TEJO


A CONSTRUÇÃO NAVAL E O TRANSPORTE FLUVIAL


Até meados do séc. XX o rio Tejo foi responsável pelo desenvolvimento económico de Alcochete: a facilidade de obtenção de meios de subsistência tornou-o num polo de atração para a fixação de população; a sua navegabilidade permitiu o desenvolvimento de uma intensa atividade fluvial, não só no abastecimento de mercadorias à capital, mas também no transporte de pessoas e no carrego e descarrego de navios fundeados no Tejo.


A quantidade e variedade de embarcações que navegavam no Tejo impulsionaram o surgimento de estaleiros navais que, nas praias, construíam e reparavam as embarcações que davam cor, vida e beleza ao rio. Alcochete, com praia para espalmadouro e conservação de madeira, abundância de seixos para lastro das embarcações e extensas áreas de pinhal no interior do concelho, reunia as condições adequadas para o desenvolvimento da construção naval.


Em meados do séc. XX existiam ainda alguns estaleiros navais (Manuel Martins, Manuel Martins Júnior e António da Costa Cruz) em funcionamento. Encontravam-se instalados perto da Praia dos Moinhos, junto ao rio. Destes estaleiros não restam vestígios materiais pois os trabalhos de construção e reparação faziam-se no próprio areal, a céu aberto.
Os barcos aí construídos, ou reparados, eram geralmente as pequenas embarcações de tráfego local ou de pesca – fragatas, varinos, botes, entre outras. O trabalho fazia-se essencialmente no verão. No inverno o trabalho era mais escasso, aumentando apenas com a chegada dos bacalhoeiros que por vezes implicava algumas reparações nas embarcações que lhes levavam o sal ou lhes faziam o transporte do bacalhau para as secas.


Alcochete tinha ainda, em meados do século passado, cerca de meia centena de marítimos a assegurar o tráfego local, sendo possível observar, de um lado e do outro da ponte-cais, as embarcações que compunham um dos cenários mais característicos desta terra. As cerca de 15 embarcações então existentes, faziam fretes variados e para diferentes destinos: em fevereiro havia períodos de intenso trabalho transportando sal para os bacalhoeiros, em dezembro transportavam o bacalhau das secas, durante o ano havia fretes regulares de cortiça ou produtos agrícolas.
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ALCOCHETE E O TEJO


SALINAS DE ALCOCHETE


A origem da salicultura em Alcochete não é precisa no tempo. Embora se pense que a atividade salineira terá começado com a ocupação romana, a documentação existente apenas comprova a sua existência na Idade Média.
Em meados do séc. XVIII, a quantidade de salinas em laboração e o desenvolvimento da indústria do sal justificou, por parte de Jácome Ratton, proprietário e comerciante francês, a introdução de melhorias no setor.


No final do séc. XIX Alcochete tornou-se o mais importante centro salineiro do país, lugar que manteve durante alguns anos do século seguinte. Com cerca de uma centena de salinas a laborar no concelho, não faltava trabalho e a produção de sal, considerado de primeira qualidade, era excedentária - o sal era o ouro branco de Alcochete. No entanto, a riqueza que gerava não se repercutia nos salários e condições de trabalho dos salineiros que, sentindo-se explorados, desencadearam uma vaga de greves que ficaram na memória local pelas perseguições e detenções que originaram.


A partir de meados do séc. XX, o sal perdeu a sua importância económica em Alcochete, assim como nos restantes centros salineiros do país. A evolução das técnicas de frio vieram substituir os tradicionais processos de conservação, os progressos tecnológicos permitiram a sua substituição na indústria e muitos dos países consumidores do nosso sal tornaram-se autossuficientes. O abandono das salinas e da atividade salineira foi uma constante, sendo a mão-de-obra absorvida pela indústria fabril que, na década de 60, se implantou no concelho.


A salicultura, sendo uma atividade sazonal, garantia o sustento apenas durante metade do ano, obrigando o salineiro a procurar outras fontes de rendimento nos restantes meses. O trabalho era duro e exigia uma enorme resistência física, impondo uma rotina que começava de madrugada e se prolongava por muitas horas, sob um sol escaldante. No entanto, estas vivências ainda são lembradas com afeto e o salineiro continua a ser uma das figuras mais emblemáticas do concelho.
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VESTÍGIOS DO PASSADO


A OLARIA ROMANA DE PORTO DOS CACOS


Porto dos Cacos situa-se junto à margem direita de um afluente da ribeira das Enguias, a jusante da barragem da Venda Velha, num local também conhecido por Canto das Adegas.


Porto dos Cacos é um dos mais importantes sítios arqueológicos da época romana descobertos nos últimos anos no nosso país, aí subsistindo os vestígios de um complexo industrial de fabrico de vasilhas de cerâmica, principalmente ânforas, tendo-se já identificado três fornos, diversas estruturas de apoio e uma necrópole. Neste local, os romanos encontraram as condições ideais para a instalação e desenvolvimento de uma indústria de produção de ânforas: argila em quantidade suficiente para garantir uma indústria em larga escala; lenha em abundância para alimentar os fornos; boas condições de aportagem e uma ribeira navegável que garantia o escoamento da produção.


As ânforas aqui produzidas eram transportadas para centros de produção de peixe (Cacilhas, Baixa Pombalina e Belém) onde eram cheias com salgas, pastas ou molhos à base de peixe e seguidamente, por via marítima, comercializadas por todo o Império Romano. Chegadas ao destino e depois de cumprida a sua função, as ânforas eram partidas e reutilizadas como material de construção, só assim se justifica a constante necessidade de alimentar a rede comercial com a produção constante destes recipientes. Porto dos Cacos laborou durante mais de 400 anos, sendo possível encontrar vestígios de ânforas aí produzidas em vários pontos do vasto Império.


A hipótese de existência de uma área habitacional confirmou-se pelo achado de uma necrópole, espaço por norma não muito afastado. Das 37 sepulturas detetadas, apenas algumas foram escavadas, exumando-se espólio diverso que aponta o principal período de utilização para o século III.


O achado mais espetacular é, contudo, o de um conjunto de 46 ânforas fabricadas nos séculos I ou II, rigorosamente dispostas lado a lado, definindo um alinhamento enigmático.
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Cana de Leme


Peça que encaixa na cachola do leme para movimentar o leme, permitindo o governo da embarcação. Na imagem, podemos ver a cana de leme do Leão original (que navegou nas águas do rio Tejo até ao ano de 1967), em exposição no Núcleo Sede do Museu Municipal de Alcochete.
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Pormenor da pintura do Capelo da Proa.
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Ferramentas de calafate: macete, vassouras e estopa - Séc. XX
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Jarro - Séc. XIV - XV
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Pormenor da pintura da antepara da popa.
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Bote Leão


O Bote Leão foi construído no estaleiro naval de Jaime Costa (em Sarilhos Pequenos), à imagem e semelhança da original embarcação homónima que, entre o final do século XX e a década de 60 do século XX, assegurou o transporte fluvial para a capital e que, pela forma graciosidade e veloz como navegava o Tejo, ficou conhecida como “Rei dos Nordestes”.
Desde a sua viagem inaugural, a 19 de junho de 2016, o Bote Leão, já realizou centenas de viagens e transportou milhares de pessoas que aproveitam a oportunidade para um contacto mais íntimo com o Tejo, beneficiando de um enquadramento e de uma experiência memoráveis. A embarcação, para além dos passeios com aquisição de bilhete, pode também ser objeto de aluguer para passeios de grupo ou para eventos de natureza pessoal ou corporativa.
A gestão da utilização do Bote Leão é assegurada pelo Posto de Turismo de Alcochete, sito, atualmente (e enquanto decorrem as obras de beneficiação da Igreja da Misericórdia), no edifício da Escola Conde de Ferreira, no Largo Barão de Samora Correia (jardim do Rossio).
Posto de Turismo de Alcochete
21 234 86 55 | posto.turismo@cm-alcochete.pt
Terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 (encerra às segundas-feiras e nos feriados de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro)



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Cabeços


Peças em madeira maciça, que lhes confere uma grande resistência. Servem para fazer a amarração da embarcação ou manobras de acostagem com recurso a cabos.
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Escoteira


Peça que perfila a popa da embarcação, que serve para “amurar” o cabo de escota da vela grande em ambos os bordos da embarcação, consoante a mareação.
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Aparelho Vélico



O velame do Bote Leão é constituído por uma vela grande de carangueja de formato quadrangular e uma vela de estai (vela triangular situada à proa da embarcação).
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Boneca ou mesa das malaguetas


A boneca ou mesa das malaguetas é a peça principal para o manuseio das velas, aqui içam-se (abrir) ou ferram-se (fechar) as velas da embarcação.
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Cabeços


Peças em madeira maciça, que lhes confere uma grande resistência. Servem para fazer a amarração da embarcação ou manobras de acostagem com recurso a cabos.
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Cunho


O cunho, serve para “amurar” o cabo de escota da vela de estai, bem como, para a realização de manobras de acostagem ou amarração da embarcação. Existe um cunho em cada um dos bordos da embarcação, respetivamente, a bombordo e a estibordo.
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Guincho


Aparelho de força acionado manualmente com 1 ou 2 elementos da tripulação, que serve para recolher o ferro de fundear (âncora) ou efetuar manobras que requeiram muita força.
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CÍRIO DOS MARÍTIMOS DE ALCOCHETE - Bandeira - Séc. XX
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Caixa Padrão de Pesos - Séc. XV (1499)
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Foral das Vilas de Alcochete e Aldeia Galega – Séc. XVI (1515)
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Jarro - Séc. III-IV
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Jarro - Séc. XIV-XV
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Lucerna - Séc. III-IV
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Modelo de embarcação de tipo varino - Séc. XX
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Moeda - Ano 702 Anel - Séc. VIII
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Pães de sal e forma para pães de sal - Séc. XX
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Pães de sal e forma para pães de sal - Séc. XX
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Púcaro - Séc. III-IV
## Tour ### Description tour.description = Visita Virtual ### Title tour.name = Bote Leão