#: locale=en ## Tour ### Description ### Title tour.name = Museu Municipal de Faro ## Skin ### Button Button_097F33A5_2E6D_EA21_41B2_B55B17DE4A85.label = Entrar → Button_ACD504AA_A13A_48AE_41A5_C1859FFCAF7F.label = info Button_B7220BEE_A14A_38A6_41D7_5508CFCFC477.label = info local ### Multiline Text HTMLText_0357060F_2E26_2DE1_41A8_F7EDA1F96549.html =
Missão


O Museu tem por missão a investigação, conservação, documentação, valorização, divulgação, aquisição e difusão dos testemunhos materiais e imateriais do Homem na área do concelho de Faro, numa perspetiva regional.


Vale a pena


Faro é uma cidade de vários encantos patrimoniais e de longos séculos de história que facilmente se testemunham na vila adentro. Onde outrora civilizações de eras longínquas viveram e edificaram os seus lares, templos e equipamentos públicos, hoje turistas de vários idiomas exploram, pelo seu próprio pé ou por sugestão de itinerários de visita, as referências históricas e artísticas farenses. O passeio pelo centro histórico obriga a paragens junto do arco da vila, ao arco do repouso, a uma vista pelas muralhas, à Sé e, naturalmente, ao museu municipal.


Cem anos depois desde a sua fundação, marco que lhe confere o estatuto de um dos museus mais antigos da região algarvia, e depois de ter conhecido várias moradas, o antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, o seu atual espaço, é de longe o que melhor lhe assenta e o que mais o valoriza. O claustro, herança arquitetónica da vida conventual, qual cartaz do museu, além de exteriorizar grande sensualidade e magia, ainda distribui pelos seus dois pisos as salas de exposição. Ao circular pelo quadrado do claustro pode ter acesso a uma síntese das épocas romana e islâmica, apreciar belos exemplares de pintura antiga ou as obras de Carlos Porfírio, tudo graças a uma equipa qualificada e experiente a trabalhar todos os dias para melhorar o serviço do Museu Municipal e convencê-lo a entrar aqui. Se nos confiar a sua visita sairá seguramente satisfeito e mais enriquecido. Venha ao Museu Municipal de Faro, vai ver que vale a pena.


Localização e Contactos


Largo D. Afonso III, 14, 8000-167 Faro
Email: museu.municipal@cm-faro.pt
Telefone: 289 870 827/9
Fax: 289 870 038


Horário


3ª a 6ª - 10.00h - 18.00h
sábado e domingo – 10.30h – 17.00h


A última entrada faz-se 30 minutos antes de encerrar.
Entrada Gratuita ao Domingo para todos os visitantes até às 14:30h
Encerra à segunda-feira
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Museu Municipal de Faro


Cem anos depois desde a sua fundação, marco que lhe confere o estatuto de um dos museus mais antigos da região algarvia, e depois de ter conhecido várias moradas, o antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, o seu atual espaço, é de longe o que melhor lhe assenta e o que mais o valoriza. O claustro, herança arquitetónica da vida conventual, qual cartaz do museu, além de exteriorizar grande sensualidade e magia, ainda distribui pelos seus dois pisos as salas de exposição. Ao circular pelo quadrado do claustro pode ter acesso a uma síntese das épocas romana e islâmica, tudo graças a uma equipa qualificada e experiente a trabalhar todos os dias para melhorar o serviço do Museu Municipal e convencê-lo a entrar aqui. Se nos confiar a sua visita sairá seguramente satisfeito e mais enriquecido. Venha ao Museu Municipal de Faro, vai ver que vale a pena.
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Fragmentos de Estelas / Escrita do Sudoeste


A escrita do sudoeste é uma escrita da Idade do Ferro ainda por decifrar, que se pensa ser a mais antiga da Península Ibérica, e que deve o seu nome ao facto dos achados terem sido recolhidos na zona do baixo Alentejo e Algarve, ou seja, no sudoeste do território peninsular. Esta estela revela-nos um texto gravado enquadrado entre duas linhas. A escrita desenvolvia-se da direita para a esquerda e em arco, como é habitual neste tipo de monumentos.
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Ara Funerária


Ara funerária executada em calcário, datada da 2ª metade do século II, apresenta-se trabalhada nas quatro faces. Apesar de partida ao nível da penúltima linha, ainda é possível perceber que se trata de uma ara consagrada aos deuses Manes. Lúcio Calpúrnio Teodoro, o marido, dedica à esposa, Catúrica Prima, modelo de piedade, que viveu vinte e cinco anos e oito meses.
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Edícula


Pequena divisão conventual onde as freiras recolhiam para orar individualmente.



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Lucernas


As lucernas eram utensílios de iluminação no período romano. O seu funcionamento era bastante simples, mas muito funcional. No reservatório fechado era colocado o azeite. O bico apresentava um orifício onde se colocava o pavio. Para o seu transporte era utilizada a asa ou algum tipo de suporte de metal ou madeira.
As lucernas eram fabricadas a molde e utilizadas em todo o mundo romano. a sua decoração, muito variada, podiam incluir motivos animais, vegetais, mitológicos, eróticos, entre outros.




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Entrada - Lenda de Santa Maria


A lenda de Santa Maria, de Afonso X, o Sábio, conta um milagre que ocorreu em Faro durante o tempo do domínio Muçulmano. Nas muralhas estava uma imagem da Virgem Maria colocada pela importante comunidade cristã que residia na cidade de Santa Maria de Faro. Devido a algumas contendas entre cristãos e Muçulmanos, estes últimos resolveram retirar a imagem da Virgem Maria das muralhas e atirá-la ao mar.
A partir dessa data, sempre que iam à pesca, as redes vinham vazias. Pensando que era castigo por terem atirado a imagem da Virgem ao mar, resolveram ir buscá-la e recolocá-la no seu lugar de origem na muralha.
Como recompensa, os peixes reapareceram em maior abundância, e as redes vinham cheias como não tinha acontecido até então.
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A Adoração aos Reis Magos


Esta pintura faz conjunto com outra que se encontra na mesma sala, A Adoração dos Pastores.
Insere-se no Barroco Joanino, apresentando grandes influências da escola romana italiana, e é
atribuída a Agostinho Masucci.


Século XVIII (1º metade)
Óleo sobre tela
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S. Jerónimo


São Jerónimo, um dos 4 Doutores da Igreja, nasceu por volta de 347 em Estridona, na ex-Jugoslávia. Em Roma estudou gramática, retórica e filosofia. Desiludido com o mundo retirou-se para o deserto de Caldeia, na Síria, com o propósito de seguir a vida eremita. Em 379 recebeu o sacerdócio e pouco depois mudou-se para Constantinopla.
Em 386, Jerónimo estabelece-se definitivamente em Belém e ergue dois mosteiros, um feminino e um masculino, uma escola e um hospício.


1791
Óleo sobre tela
Vieira Portuense



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Mosaico do Oceano


O Mosaico do Oceano (séculos II/III d.C.) confirma a existência de uma área comercial na zona extramuros da cidade de Ossónoba (Faro). É uma prova da vitalidade económica, comercial e social da cidade no século III d.C.


Classificado como «Tesouro Nacional» desde 3 maio de 2018.
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O Martírio de Santo Inácio de Antioquia


Obra atribuída a Domingos Sequeira, apresenta algumas influências da sua aprendizagem em Roma. Prova disso é, por exemplo, a utilização de cores quentes e os contrastes de luz. Aos pés do Santo encontram-se os atributos da sua condição social: a mitra e o báculo. O anjo transporta a coroa e a palma do martírio.


Século XVIII (final)
Óleo sobre tela
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Entrada


O Antigo Convento de Nossa Senhora da Assunção foi fundado por iniciativa de duas freiras clarissas oriundas de Beja. Patrocinada pela rainha D. Leonor, donatária da cidade de Faro, a sua edificação iniciou-se em 1519. Em 1530, a rainha D. Catarina incentiva a continuação das obras; foram erigidos o claustro e o portal da igreja (1539).


A 1 de Outubro de 1541 chegam a Faro oito freiras vindas do convento da Madre de Deus. Entre noviças e freiras não devia ser ultrapassado o número de trinta mulheres, de boa reputação e elevado estatuto social, vivendo segundo a Regra da Ordem.
Com a extinção das Ordens Religiosas, ditada pela Implantação do Liberalismo, no século XIX, o convento entrou em declínio e as freiras foram transferidas para Tavira (Convento das Bernardas).


Em 1860, o edifício foi vendido em hasta pública, a particulares, tendo sido transformado numa fábrica de cortiça. Nos anos 60 do século XX foi adquirido pela Câmara Municipal de Faro, para nele instalar a Biblioteca e o Museu Municipal de Faro. É Monumento Nacional desde 1948.
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São Pedro


Foi o principal dos doze Apóstolos. Chamava-se Simão até ao momento em que Cristo o nomeia Képhas "Pedro: Tu és Pedro e é sobre esta pedra que eu construirei a minha Igreja". Pescador do Lago Teberiades foi, juntamente com o seu irmão André, o primeiro discípulo de Jesus. Renega o seu mestre por três vezes e depois da Ressurreição é designado Pastor Universal. Segundo a tradição vai a Roma, é perseguido e martirizado pelo Imperador Nero, e em 64 d.C. torna-se no primeiro Papa.


Século XVIII (década de 80)
Tommaso Conca
No painel encontra-se a assinatura e data: “THOM CONCA 178?”



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São Francisco em êxtase


Retrata um episódio da vida de São Francisco bastante evocado pela Igreja Católica. No final da sua vida, encontrando-se muito doente, São Francisco é tomado por êxtases, onde adora Deus em visões celestiais e recebe os estigmas de Cristo.


Inícios do século XVII
Óleo sobre tela
Escola florentina
Atribuído por Vítor Serrão à oficina de Ludovico Cardi, o Cígoli
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O Menino entre os Doutores


José e Maria iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa e assim foi também quando Jesus tinha doze anos.
Terminados esses dias, regressaram a casa e o Menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Volvidos três dias, encontraram-no no Templo, sentado entre os Doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas.



1791
Óleo sobre tela
Marcelo Leopardi
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Cofre Eucarístico


Cofre Eucarístico Indo-Português que servia para guardar o Santíssimo Sacramento/Santas Partículas na 5ª Feira Maior. É o produto de uma miscigenação de culturas que apresenta uma decoração que associa elementos do Hinduísmo e do Cristianismo.


Século XVI
Madeira/madrepérola/prata
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Cristo entregando as chaves a S. Pedro


Pintura que representa a entrega das chaves da igreja a São Pedro, traduzindo-se não numa passagem de testemunho, mas sim num continuar desse mesmo testemunho. Pedro tronou-se o primeiro Papa da Igreja.
A figura que se encontra entre Jesus Cristo e São Pedro assume algum protagonismo, o que leva a supor tratar-se do encomendador da obra ou talvez João Evangelista, pelo facto de ser o apóstolo mais próximo de Jesus Cristo.


Século XVII
Óleo sobre tela
Escola Protobarroca Castelhana
Marcos da Cruz
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João Evangelista


Era o mais jovem dos apóstolos e o mais próximo de Jesus, tendo sido o único a acompanhar Jesus até à morte. Nasceu em Betsaida (Galileia) e era Filho de Zebedeu e Salomé e irmão de Tiago, o Maior.
A ele foi confiada a tarefa de cuidar de Maria, mãe de Jesus. Esta é uma de um conjunto de doze pinturas que representam o Apostolado.


2.ª Metade do século XVII
Óleo sobre tela



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Panela


Este exemplar muçulmano, datado do século XII/XIII, apresenta a forma mais comum dentro da tipologia das panelas da época. Trata-se de uma panela bojuda com caneluras e duas asas, decorada com pintura digitada a branco.


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Malga / Tijela Islâmica


Tijela datada do século XIII, em cerâmica vidrada de cor melada com decoração em traços de manganés, descoberta nas escavações realizadas nos anos 2001/2002, na cerca do Convento de Nossa Senhora da Assunção.
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Cântaro


Cântaro de fundo plano e duas asas verticais sobrelevadas datado do século XII/XIII. Motivos decorativos pintados a branco, com traços finos verticais. Foi recolhida nas escavações realizadas nos anos 2001/2002, na cerca do Convento de Nossa Senhora da Assunção.



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Fogareiro Islâmico


Fogareiro descoberto no Largo da Sé, em Faro, datado do século XII ou XIII, utilizado na confeção de alimentos. Apresenta pintura a branco com três linhas verticais de cada lado da abertura de arejamento e três linhas horizontais a separar os dois corpos.
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Candil


O candil é um objeto que se destinava à iluminação no período islâmico.


Os candis de bico são os objetos mais característicos deste período. A sua riqueza decorativa variava consoante a classe social dos proprietários.



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Brasão da Cidade


Segundo a história, o seu surgimento remonta à época da conquista da cidade aos mouros, por D. Afonso III, em 1249.
O Pano de muralha e torres alude a Faro enquanto cidade muralhada; a imagem de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal desde 1646, eleita por D. João IV e a estrela de oito pontas, simboliza a Virgem, contribuindo para realçar a sua dignidade.
A muralha e as torres assentam sobre um pé ondulado, evidenciando a parte da cerca da cidade que se encontra virada para o mar.


Armas da CIDADE DE FARO
Heráldica Municipal
Séculos XVIII-XIX


Calcário






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Pedestal


Texto: «Ao imperador César Lúcio Domício Aureliano, Pio, Félix; Augusto, pontífice máximo, no seu poder tribunício, pai da Pátria, cônsul pela segunda vez, procônsul – a República Ossonobense, por decreto da ordem, ofereceu e dedicou, por devoção ao seu génio e majestade.»


Século III / Romano / Faro
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Dolium


Contentor cerâmico do período romano descoberto no Largo da Sé em Faro, durante as escavações de 1939. Servia para armazenar e conservar vinho, azeite e trigo ou frutos. Os dolia podiam ser enterrados até ao meio do corpo ou mesmo até à boca.



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Brazão da Cidade


Segundo a história, o seu surgimento remonta à época da conquista da cidade aos mouros, por D. Afonso III, em 1249.
O Pano de muralha e torres alude a Faro enquanto cidade muralhada; a imagem de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal desde 1646, eleita por D. João IV e a estrela de oito pontas, simboliza a Virgem, contribuindo para realçar a sua dignidade.
A muralha e as torres assentam sobre um pé ondulado, evidenciando a parte da cerca da cidade que se encontra virada para o mar.


Armas da CIDADE DE FARO
Heráldica Municipal
Séculos XVIII-XIX
Calcário




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Ara votiva


Ara votiva do século III esculpida em calcário. O texto testemunha a celebração de um crinobolium em honra de Cibele, a Deusa-Mãe da Frígia, território que atualmente se localiza na Turquia, cujo culto terá sido trazido para Faro em época romana.
Este sacrifício de um bezerro constituía um dos rituais destinados à purificação dos crentes.


Século III / Romano / Faro



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Placa de cancela Visigótica


Após a queda do Império Romano, a cidade de Ossonoba esteve sob domínio Visigótico até ao início do séc. VIII d.C.. Produzida nos séculos V / VI d.C., foi descoberta nas Muralhas, junto à Fábrica da Cerveja, na Vila Adentro em Faro. Decorada em ambas as faces com motivos geométricos e florão central.
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Capitel de Ara


Fragmento de capitel de ara, de Época Imperial Romana, fabricado em calcário. Apresenta na parte superior decoração geométrica, sendo de destacar os enrolamentos em espiral; a parte inferior apresenta um friso de rosetas e, a encimar, uma moldura.
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Moedas


O conjunto de moedas apresentadas refletem bem as peças que se encontravam em circulação no território de Ossónoba em finais do século III.
As espécies monetárias em exposição foram cunhadas nos séculos II-III d.C. e apresentam-nos os rostos de alguns imperadores da época.



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Pedra de Silves


Lápide comemorativa executada em mármore, datada 1227, apresenta uma inscrição em relevo em uma das faces. O texto, numa caligrafia árabe muito floreada, foi cuidadosamente executado, e fala-nos da construção de uma torre, testemunhando assim uma das muitas remodelações das muralhas da cidade.
O nome do governante que a mandou edificar foi mais tarde apagado e hoje é impossível fazer a leitura completa do texto.



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Santa Ágata


Mártir e padroeira da Catânia é invocada contra os terramotos, vulcões e incêndios; é também a Santa protetora das amas do leite e das doenças da mama.


Finais do século XVI
Óleo sobre madeira
Oficina maneirista algarvia



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Ânforas


As ânforas eram os contentores cerâmicos por excelência na Antiguidade Clássica. Através do seu estudo pode saber-se que produtos chegavam a Faro durante a época romana, bem como conhecer as suas proveniências. Testemunhas de um comércio florescente, os recipientes que aqui se veem provêm sobretudo de locais próximos, localizados na península Ibérica, destacando-se uma ânfora lusitana Dressel 14 que terá sido produzida no Algarve, provavelmente em Castro Marim.


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A Adoração dos Reis Magos


Esta pintura faz conjunto com outra que se encontra na mesma sala, A Adoração dos Pastores. Insere-se no Barroco Joanino, apresentando grandes influências da escola romana italiana, e é atribuída a Agostinho Masucci.


Século XVIII (1º metade)
Óleo sobre tela


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Museu Municipal de Faro


3ª a 6ª - 10.00h - 18.00h
sábado e domingo – 10.30h – 17.00h
A última entrada faz-se 30 minutos antes de encerrar.
Entrada Gratuita ao Domingo para todos os visitantes até às 14:30h
Encerra à segunda-feira


Adultos 2,00€
Reformados/Professores /
Estudantes/ Jovens (13 aos 26) - 1,00€
Crianças (0 aos 12) – Isentos




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Gárgulas


Goteira saliente em forma de animal fantástico cuja goela ‘cospe’ as águas pluviais do telhado distante das paredes para impedir infiltrações.


As gárgulas serviam, também, para afugentar os ‘maus espíritos’, no sentido de proteger as freiras que aqui habitavam.


Animais fantásticos, ave, cão, leão, galo(?) e animal com bebé, são algumas das múltiplas representações/formas que assumem.



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Torre Mirante


Construída sobre uma antiga torre, servia para as freiras olharem a cidade e verem sem serem vistas. Era uma forma de ‘visitarem’ a cidade sem sair do convento, dada a sua condição de clausura.
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Busto de Agripina Minor


Escultura de meados do século I, em mármore, do tipo Milão-Florença, descoberta em Milreu no ano de 1968.
Agripina Minor nasce em 16 d.C. no seio da família imperial romana dos Júlio-Claudianos.
Do seu primeiro casamento, com Gneu Domício Aenobarbo, nasce Nero.



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Busto do Imperador Adriano


Proveniente de Milreu, este busto de Adriano, Imperador Romano entre os anos de 117 e 138, terá sido executada por volta do ano 121, em mármore branco, nas oficinas de Roma. Sabemos que Adriano (n.76 d.C.- m.138 d.C.) tinha a paixão pela “pura beleza” da arte grega, o que é visível neste busto, onde se encontra trajado ao gosto grego, com paludamentum (panejamento grego), que nos mostra a tripla condição de jovem/atleta/guerreiro, um imperador jovem e ousado, com a irreverência de quem chegou recentemente ao poder.
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Talha Islâmica


A talha tem como principal função a conservação de alimentos sólidos (cereais) e líquidos (água, azeite, vinho), uma das maiores preocupações do quotidiano. No período almóada (século XII-XIII), a decoração por estampilhagem na pasta ainda fresca era um dos motivos mais usuais. Esta talha é um excelente exemplo da aplicação desta técnica decorativa.




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Fogareiro Islâmico


Fogareiro descoberto no Largo da Sé, em Faro, datado do século XII ou XIII, utilizado na confeção de alimentos. Apresenta pintura a branco com três linhas verticais de cada lado da abertura de arejamento e três linhas horizontais a separar os dois corpos.
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Malga / Tijela Islâmica


Tijela datada do século XIII, em cerâmica vidrada de cor melada com decoração em traços de manganés, descoberta nas escavações realizadas nos anos 2001/2002, na cerca do Convento de Nossa Senhora da Assunção.
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Candil


O candil é um objeto que se destinava à iluminação no período islâmico.


Os candis de bico são os objetos mais característicos deste período. A sua riqueza decorativa variava consoante a classe social dos proprietários.



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Panela


Este exemplar muçulmano, datado do século XII/XIII, apresenta a forma mais comum dentro da tipologia das panelas da época. Trata-se de uma panela bojuda com caneluras e duas asas, decorada com pintura digitada a branco.


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Cântaro


Cântaro de fundo plano e duas asas verticais sobrelevadas datado do século XII/XIII. Motivos decorativos pintados a branco, com traços finos verticais. Foi recolhida nas escavações realizadas nos anos 2001/2002, na cerca do Convento de Nossa Senhora da Assunção.



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Talha Islâmica


A talha tem como principal função a conservação de alimentos sólidos (cereais) e líquidos (água, azeite, vinho), uma das maiores preocupações do quotidiano. No período almóada (século XII-XIII), a decoração por estampilhagem na pasta ainda fresca era um dos motivos mais usuais. Esta talha é um excelente exemplo da aplicação desta técnica decorativa.




### Label Label_00394C06_1AAD_8624_4192_8F4BA833DA12.text = Claustro Label_00B2FB60_1A55_821C_418E_8B80C372ED18.text = Casa Islâmica Label_00BB79F0_1A55_81FC_419F_A26593323F76.text = Os rostos de Oceanus Label_00C7C8A5_1A55_8E64_41B2_B8CF5F74D507.text = Pintura Antiga Label_00F40457_1AAF_8624_4184_4F29B00262BE.text = Caminhos do Algarve Romano Label_4AB56B99_5272_153C_41CE_B51F01551F23.text = Faro, Terra de Gente Nobre e Cavaleirosa Label_B82EDAAE_A67C_624E_41C6_C0E48E922803.text = Igreja / Capela ## Media ### Subtitle panorama_2A4CD2AD_39F5_6007_41AD_049C11B129CC.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_32813DA1_3E37_2858_4198_95B462B88DDE.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_3283FFBC_3E35_E7A8_41BE_91778A73242C.subtitle = Com início na época pré-romana, somos convidados a ouvir a mensagem que os cidadãos romanos de Ossonoba nos deixaram através da escrita na pedra, onde podemos descobrir desde sentimentos íntimos a dedicatórias oficiais da Respublica Ossonobense aos imperadores. Uma viagem que começa em vida e que continua após a morte… panorama_32854F5D_3E37_E8E8_41B6_C71AF7482DC0.subtitle = Os objetos expostos (séculos X a XIII) provêm da cidade islâmica de Santa Maria (Faro) e surgem de uma forma integrada e contextualizada nos principais espaços de uma casa islâmica. panorama_3285FCEE_3E35_29A8_41AA_52165FEB6A1F.subtitle = Com início na época pré-romana, somos convidados a ouvir a mensagem que os cidadãos romanos de Ossonoba nos deixaram através da escrita na pedra, onde podemos descobrir desde sentimentos íntimos a dedicatórias oficiais da Respublica Ossonobense aos imperadores. Uma viagem que começa em vida e que continua após a morte… panorama_328F9A95_3E36_E878_41C0_A15E62674CE1.subtitle = Neste conjunto de brasões existem exemplares desde o brasão municipal, que recorda a lenda de Santa Maria, aos brasões reais que percorrem os tempos de reis e rainhas, ou ainda os emblemas de apelidos que fizeram carreira importante na vida militar ou religiosa. panorama_32A89551_3E35_18F9_4189_A361F58B9FD9.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_32A93B8C_3E37_6868_41CC_7C241FEF8A37.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_32AB0239_3E35_18A8_41B8_645E160C6258.subtitle = Localizada a norte do claustro e com porta para o exterior do convento, a capela é de nave única com cobertura em abóbada de berço, arco triunfal em cantaria e cúpula de meia laranja decorada sobre a capela-mor. Característicos dos conventos de clausura existem ainda o Coro Baixo e o Coro Alto. Esta capela tinha função de igreja para a população que ao domingo assistia à missa. panorama_32AF186C_3E35_28A8_4175_08F26057DE90.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_32BEF73F_3E37_38A8_41CA_AAA87332C9CB.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_32E0E31F_3E35_1868_41B2_126DD6CB747A.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_32F00CC4_3E37_69DF_41CA_421F549E8783.subtitle = A atual cidade de Faro nasceu há cerca de 2500 anos. Chamava-se Ossonoba e, a partir do Século I, torna-se uma das maiores cidades do sul da província romana da Lusitânia. \ A sua posição marítima vai determinar o modo de vida e justificar o seu dinamismo, em torno do comércio com o Mediterrâneo de onde, todos os dias, chegavam pessoas, bens e ideias, como é o caso do mosaico do Oceano ou da religião cristã. \ É também da terra que vem a riqueza de Ossónoba cujo maior testemunho é a villa de Milreu (Estoi). panorama_3327DBAE_3E35_6FA8_41A5_FC328CB730EE.subtitle = 3ª a 6ª - 10.00h - 18.00h \ sábado e domingo – 10.30h – 17.00h \ A última entrada faz-se 30 minutos antes de encerrar. \ Entrada Gratuita ao Domingo para todos os visitantes até às 14:30h \ Encerra à segunda-fei \ \ Adultos 2,00€ \ Reformados/Professores / \ Estudantes/ Jovens (13 aos 26) - 1,00€ \ Crianças (0 aos 12) – Isentos \ panorama_423AE4FD_52F0_4B66_41CC_F1D3B1CA666D.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_42505C36_52F1_DAE2_41C1_48E14CA8074D.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_4259F601_52F0_F69E_41B7_B4D0389D694B.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_425F1BF5_52F1_DD61_41AE_BB0BD9AA34C6.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_4635B045_5329_06EA_41BF_0D565D46675A.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. panorama_47AF2555_5330_4AA6_41C3_B11243672B21.subtitle = Uma viagem entre o século XVI e o XIX, através dos estilos artísticos desde o Renascimento, passando pelo Barroco, Rococó e Neoclássico. O conjunto de pinturas mostra a vitalidade do Bispado do Algarve e dos mais cultos Mecenas Algarvios através das várias escolas/oficinas representadas – Portuguesa, Italiana, etc. panorama_4F055B28_5236_351C_41BB_FDD79F27D1F9.subtitle = O claustro, composto por dois pisos, com quatro tramos por piso, separados por volumosos contrafortes e com os cantos cortados obliquamente, representa uma nova tipologia de claustros proto-renascentistas, sendo o primeiro desta nova arquitetura; esta tipologia prolonga-se até aos anos 90 do século XVI. ### Title album_1C81E51B_3FBE_EA07_41C4_2AA9C8FDC9F8.label = Fragmento Estelas album_1E93C5F1_3FB3_EA03_41C4_BC082D8AC85D.label = Ara Funerária album_89BCCC40_AD33_8215_41DF_44861AD1AE64.label = Menino entre Doutores album_89BCCC40_AD33_8215_41DF_44861AD1AE64_1.label = IMG_1312 album_89BCCC40_AD33_8215_41DF_44861AD1AE64_2.label = IMG_1314 album_A3F5829A_ACBF_ED92_41D9_901058076FC4.label = S Jeronimo album_A3F5829A_ACBF_ED92_41D9_901058076FC4_0.label = IMG_1304 album_A3F5829A_ACBF_ED92_41D9_901058076FC4_1.label = IMG_1305 - Cópia album_A9255480_BACA_DC1B_41E5_DDB17D425AB5.label = Brasão album_B0B9A740_AB10_8E15_41E3_E3F152D81884.label = Busto Agripina album_B0B9A740_AB10_8E15_41E3_E3F152D81884_0.label = IMG_1339 album_B0B9A740_AB10_8E15_41E3_E3F152D81884_2.label = IMG_1343 album_B0B9A740_AB10_8E15_41E3_E3F152D81884_3.label = IMG_1344 album_B18E49E9_AB2F_8217_41C6_0FB51616F442.label = Busto Adriano album_B18E49E9_AB2F_8217_41C6_0FB51616F442_0.label = IMG_1338 album_B18E49E9_AB2F_8217_41C6_0FB51616F442_1.label = IMG_1341 album_B18E49E9_AB2F_8217_41C6_0FB51616F442_2.label = IMG_1345 album_B18E49E9_AB2F_8217_41C6_0FB51616F442_3.label = IMG_1346 album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745.label = mosaico oceanus album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745_0.label = IMG_1347 album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745_1.label = IMG_1350 album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745_2.label = IMG_1352 album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745_3.label = IMG_1353 album_B2BCFCA8_ACF0_8215_41E4_41CCA023C745_4.label = IMG_1354 album_B6354E6B_A5F4_E930_41CC_C041BF9EEF3E.label = talha album_B6354E6B_A5F4_E930_41CC_C041BF9EEF3E_0.label = IMG_1327 album_B6354E6B_A5F4_E930_41CC_C041BF9EEF3E_1.label = IMG_1329 album_B6354E6B_A5F4_E930_41CC_C041BF9EEF3E_2.label = IMG_1333.JPG panorama_2A4CD2AD_39F5_6007_41AD_049C11B129CC.label = Claustro panorama_32813DA1_3E37_2858_4198_95B462B88DDE.label = Claustro panorama_3283FFBC_3E35_E7A8_41BE_91778A73242C.label = Caminhos do Algarve Romano panorama_32854F5D_3E37_E8E8_41B6_C71AF7482DC0.label = A casa Islâmica panorama_3285FCEE_3E35_29A8_41AA_52165FEB6A1F.label = Caminhos do Algarve Romano panorama_328F9A95_3E36_E878_41C0_A15E62674CE1.label = Faro, Terra de Gente Nobre e Cavaleirosa panorama_32A89551_3E35_18F9_4189_A361F58B9FD9.label = Claustro panorama_32A93B8C_3E37_6868_41CC_7C241FEF8A37.label = Claustro panorama_32AB0239_3E35_18A8_41B8_645E160C6258.label = Capela / Igreja panorama_32AF186C_3E35_28A8_4175_08F26057DE90.label = A Pintura Antiga panorama_32BEF73F_3E37_38A8_41CA_AAA87332C9CB.label = Claustro panorama_32E0E31F_3E35_1868_41B2_126DD6CB747A.label = Claustro panorama_32F00CC4_3E37_69DF_41CA_421F549E8783.label = Os Rostos de Oceanus: Exposição panorama_3327DBAE_3E35_6FA8_41A5_FC328CB730EE.label = Receção do Museu panorama_423AE4FD_52F0_4B66_41CC_F1D3B1CA666D.label = A Pintura Antiga panorama_42505C36_52F1_DAE2_41C1_48E14CA8074D.label = A Pintura Antiga panorama_4259F601_52F0_F69E_41B7_B4D0389D694B.label = A Pintura Antiga panorama_425F1BF5_52F1_DD61_41AE_BB0BD9AA34C6.label = A Pintura Antiga panorama_4635B045_5329_06EA_41BF_0D565D46675A.label = Claustro panorama_47AF2555_5330_4AA6_41C3_B11243672B21.label = A Pintura Antiga panorama_4F055B28_5236_351C_41BB_FDD79F27D1F9.label = Claustro photo_18D8B924_3C7D_BA01_41CB_28869CACF061.label = Imagem_6 photo_18D8B924_3C7D_BA01_41CB_28869CACF061.label = Imagem_6 photo_1B03EE57_3C57_B60E_41B2_2FE2778E4E83.label = Imagem_5 photo_1B03EE57_3C57_B60E_41B2_2FE2778E4E83.label = Imagem_5 photo_1DF14E79_3C7D_B602_416A_57891E34C8E9.label = Imagem_6_2 photo_1DF14E79_3C7D_B602_416A_57891E34C8E9.label = Imagem_6_2 photo_1DF27C07_3C7D_BA0F_41B5_4E82025D253F.label = Imagem_6_1 photo_1DF27C07_3C7D_BA0F_41B5_4E82025D253F.label = Imagem_6_1 photo_8B279834_AD10_827D_41D5_A566D66235AA.label = IMG_1315.JPG photo_8B279834_AD10_827D_41D5_A566D66235AA.label = IMG_1315.JPG photo_BBC8525D_A7BA_434E_41D5_4AB7BD0BB91F.label = brasão_cidade_faro photo_BBC8525D_A7BA_434E_41D5_4AB7BD0BB91F.label = brasão_cidade_faro photo_BC63B535_A7BA_46DE_41D3_6FABB78D2A34.label = brasão_cidade_faro1 photo_BC63B535_A7BA_46DE_41D3_6FABB78D2A34.label = brasão_cidade_faro1 video_B59553FE_BBFC_4F7E_41D9_8D9FE3D7A6BD.label = Artboard 3100 ## Action ### URL LinkBehaviour_367F9A7F_2EE2_E8C6_41A7_6285D21EE76F.source = https://toguide.pt/ LinkBehaviour_3B17A4C8_2E27_F9CA_41C3_CF708E06C610.source = https://www.instagram.com/municipiodefaro LinkBehaviour_3B88A7F8_2E26_E7CA_41B5_030151643790.source = https://www.facebook.com/museumunicipaldefaro ## E-Learning ### Score Name score1.label = Score 1 ### Question Screen quizQuestion_28EDE506_3993_E002_41B3_D32AAEE1A31C.ok = OK ### Report Screen quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.completion = Completed quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.downloadCSV = Download .csv quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.elapsedTime = Time quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.items = Items Found quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.questions = Questions quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.questionsCorrect = Correct quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.questionsIncorrect = Incorrect quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.repeat = Repeat quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.submitToLMS = Submit quizScore_28D38506_3993_E002_4160_D48D09009B4A.title = - SCORE - ### Timeout Screen quizTimeout_28EEF505_3993_E006_41C8_184AAF971C8C.repeat = Repeat quizTimeout_28EEF505_3993_E006_41C8_184AAF971C8C.score = View Score quizTimeout_28EEF505_3993_E006_41C8_184AAF971C8C.title = - TIMEOUT -